quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pedagogias Históricos-Sociais e Outras Tendências: FRIEDRICH ENGELS

                                                               FRIEDRICH ENGELS

Filósofo alemão Friedrich Engels nasceu em 28/11/1820 em Barmen na Alemanha e morreu em  05/08/1895 em Londres no Reino Unido.

 Junto com Karl Marx, Friedrich Engels realizou uma obra marcante na filosofia e na política, cuja característica principal foi à elaboração das teorias do materialismo histórico. Engels era filho de um rico industrial alemão e soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, como poucos antes dele. Na juventude, ficou impressionado com a miséria dos trabalhadores das fábricas de sua família, uma delas em Manchester, Inglaterra.

A educação e o ensino em Engels não podem ser entendidas enquanto categoriais sociais separadas de um modo de produção e de relações sociais historicamente determinadas. Essa premissa fundamental do materialismo histórico diferencia, dentro de uma sociologia da educação, as análises de  Engels de outros clássicos. Também nos ajuda a compreender o projeto político reivindicado pelos autores e suas propostas para uma educação sob o capital e além do capital. 

Sendo a educação e a produção cultural e intelectual constituinte de uma complexa superestrutura da qual a base é a produção material da vida humana, uma educação que pretende ser emancipatória, deve ter um papel ativo e preparatório para a luta política e econômica dentro das contradições existentes, se opondo às forças (ideológicas e físicas) e instituições hegemônicas, ao mesmo tempo em que prepara e contribui para uma substituição das mesmas ensaiando novas formas de organização social com novos valores e concepções.

 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://splashurl.com/kkal3se 

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